Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

AS PARTES DA REDAÇÃO-ESTRUTURA


CLASSICAMENTE,UMA REDAÇÃO DEVE CONSTAR DE TRÊS PARTES:
 
        I.            INTRODUÇÃO
      II.          DESENVOLVIMENTO
    III.      CONCLUSÃO

1.1   INTRODUÇÃO
INTRODUZIR SIGNIFICA “LEVAR PARA DENTRO”. NA INTRODUÇÃO, PORTANTO, CONDUZIMO-NOS PARA DENTRO DO TEMA, DO ASSUNTO.
A INTRODUÇÃO APRESENTA A IDEIA QUE VAI SER DISCUTIDA (TÓPICO FRASAL),NADA LHE ACRESCENTANDO.

ELA É MUITO IMPORTANTE.SENDO O CONTATO INICIAL DO LEITOR COM O TEXTO,DEVE ATRAÍ-LO,DESPERTA-LHE O INTERESSE.ASSIM,DEVE SER OBJETIVA E SIMPÁTICA.E,SOBRETUDO,NÃO PODE SER LONGA.NORMALMENTE UM OU DOIS PERÍODOS.

O TÓPICO FRASAL PODE SE APRESENTAR DE VÁRIAS FORMAS:UMA DECLARAÇÃO,UMA PERGUNTA,UMA DIVISÃO,UMA CITAÇÃO...AO DESENVOLVÊ-LO,É PRECISO SER O MAIS OBJETIVO POSSÍVEL,EVITANDO-SE DIVAGAÇÕES INÚTEIS.

ENFIM,NA INTRODUÇÃO,O IMPORTANTE É FALARMOS NO  TEMA DA  REDAÇÃO,MESMO QUE(OU ATÉ OBRIGATORIAMENTE ÁS VEZES) TENHAMOS DE USAR AS SUAS PALAVRAS,OU PARTE DELAS.

LEMBRE-SE:A REDAÇÃO COMEÇA NA LINHA 1 E NÃO NO TEMA OU NO TÍTULO,NÃO HAVENDO DESTA FORMA REPETIÇÃO;POIS,COMO REPETIR O QUE AINDA NÃO FOI DITO?

II-DESENVOLVIMENTO

É O CORPO DA REDAÇÃO.SUA PARTE PRINCIPAL.É AQUI QUE APARECEM AS IDEIAS,OS ARGUMENTOS,A ORIGINALIDADE.A INTRODUÇÃO CORRESPONDE Á TESE.O DESENVOLVIMENTO VEM A SER O DEBATE DA TESE.É A PARTE MAIS LONGA.O CORPO SEMPRE HÁ  DE SER MAIOR  QUE A CABEÇA E OS PÉS.SOB PENA DE TERMOS UMA ABERRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

APRESENTA CADA UM DOS ARGUMENTOS ORDENADAMENTE,ANALISANDO DETIDAMENTE AS IDEIAS E EXEMPLIFICANDO DE MANEIRA RICA E SUFICIENTE O PENSAMENTO.

O DESENVOLVIMENTO SERÁ A PARTE MAIS LONGA DA REDAÇÃO,MAS NÃO NECESSARIAMENTE A MAIS CONFUSA ,COMPLICADA E ININTELIGÍVEL.E ISSO É O QUE ACONTECE,NORMALMENTE,QUANDO NÃO SE FAZ UMA SELEÇÃO DE IDEIAS PRÉVIA,QUANDO NÃO SE SABE O QUE ESCREVER ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER.BEM SE DIZ:"SÓ COMECE A ESCREVER DEPOIS QUE VOCÊ SOUBER,COM CERTEZA,QUAIS AS IDEIAS,AQUILO QUE E SOBRE O QUE VOCÊ VAI ESCREVER".

NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITAS IDEIAS(E NORMALMENTE NEM ESPAÇO PARA ISSO).O IMPORTANTE É QUE,MESMO SENDO POUCAS,AS IDEIAS SEJAM CORRETAS E OBJETIVAMENTE EXPOSTAS ,NÃO SE DEVE CANSAR O LEITOR COM UM MILHÃO DE ARGUMENTOS DIFERENTES,NEM COM PERÍODOS LONGOS E MAÇANTES QUE,FATALMENTE,RESULTAM CONFUSOS.
NAS REDAÇÕES ENTRE 15 E 18 LINHAS,O DESENVOLVIMENTO DEVE OCUPAR UM OU DOIS PARÁGRAFOS(COM VÁRIOS PERÍODOS DENTRO DELES).NAS REDAÇÕES COM  COM NÚMERO DE LINHAS ENTRE 20 E 25,O NÚMERO DE PARÁGRAFOS NO DESENVOLVIMENTO GIRA EM TORNO DE 3 OU 4.

III-CONCLUSÃO

É O ACABAMENTO DA REDAÇÃO.E SE NÃO SE DEVE INICIAR "ABRUPTAMENTE" A REDAÇÃO,TAMBÉM NÃO SE PODE ACABÁ-LA DE SÚBITO.

A CONCLUSÃO RESUME TODAS AS IDEIAS APRESENTADAS E DISCUTIDAS NO DESENVOLVIMENTO,TOMANDO UMA POSIÇÃO SOBRE O PROBLEMA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO.

PORTANTO,É A COMPROVAÇÃO DA TESE LEVANTADA NA INTRODUÇÃO E DISCUTIDA NO DESENVOLVIMENTO.

ELA É,A PRINCÍPIO,RETIRADA DA MELHOR IDEIA QUE ACHAMOS TER NO MOMENTO DA REFLEXÃO INICIAL SOBRE O TEMA.É A NOSSA POSIÇÃO EM FACE DE UM PROBLEMA QUALQUER,A SOLUÇÃO,OU A PROJEÇÃO FUTURA DE CONSEQUÊNCIAS QUE ADVIRÃO CASO NÃO SEJAM TOMADAS AS MEDIDAS QUE ACHAMOS NECESSÁRIAS(E QUE DEVEM TER SIDO CITADAS NO DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO).

A CONCLUSÃO NÃO DEVE SER MUITO LONGA,A EXEMPLO DA INTRODUÇÃO,E DEVE OCUPAR,TAMBÉM,SOMENTE UM PARÁGRAFO(AO CONTRÁRIO DA INTRODUÇÃO,PODE TER MAIS DO QUE UM PERÍODO).

OBSERVAÇÃO:

PRINCIPALMENTE NOS  CONTOS E NAS CRÔNICAS,A CONCLUSÃO,O "FECHO",PODE SER IMPREVISTO E ABSOLUTAMENTE DESLIGADO DAQUILO PARA QUE SE VEM CONDUZINDO O LEITOR.E NISSO ESTÁ O SEU VALOR.É CLARO QUE ISSO NÃO CABE ÁS DISSERTAÇÕES,AOS TEMAS ABSTRATOS.É PRÓPRIO PARA A NARRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário